IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Jato executivo da Embraer bate quatro <br>recordes mundiais de velocidade

Todos a Bordo

18/05/2015 17h16

Crédito: Divulgação

O jato voou da Alemanha aos Emirados Árabes em sete horas e três minutos. (Foto: Divulgação)

O Legacy 500, jato da Embraer Aviação Executiva, estabeleceu quatro recordes mundiais em sua categoria, a "midsize", de médio porte. "A aeronave demonstra agora toda sua capacidade operacional, incluindo travessias oceânicas", comemora Marco Túlio Pellegrini, presidente da fabricante.

O jato – com 20,74 metros de comprimento, por 20,23 metros de envergadura (asa a asa) e 6,44 metros de altura – está sendo comercializado por US$ 20 milhões, a unidade. A cabine do Legacy 500 é a maior da categoria, com 1,82 metro de altura por 2,08 metros de largura. Com quatro passageiros, o jato tem autonomia de voo de 5,78 mil quilômetros. Em trechos mais curtos, pode levar até oito passageiros, em poltronas que viram camas.

Os dois primeiros recordes foram registrados no formato "speed over a recognized course" (velocidade sobre rota reconhecida), durante os trajetos de ida e volta, com seis passageiros, entre Oakland, na Califórnia, e Lihue, no Havaí, que ficam a uma distância de 3.954 quilômetros. O voo para Lihue foi realizado em cinco horas e 49 minutos, com velocidade média de 676 km/h, no dia 7 de março. A volta ocorreu em quatro horas e 11 minutos, com velocidade média de 943 km/h.

O terceiro recorde de velocidade ocorreu entre Bangor, no estado americano do Maine, e Friedrichshafen, na Alemanha. Foram 5.945 quilômetros percorridos em seis horas e 50 minutos, com três pessoas a bordo. A última marca, por sua vez, foi quebrada em um voo entre Düsseldorf, na Alemanha, e Dubai, nos Emirados Árabes Unidos, a maior distância já percorrida pelo Legacy 500: 6.052 quilômetros, percorridos em sete horas e três minutos, com velocidade média de 864 km/h.

O braço executivo da Embraer informou que as informações sobre os recordes serão enviadas para a Federation Aeronautique Internationale, na Suíça, logo após a confirmação final da National Aeronautic Association, órgão responsável por homologar recordes estabelecidos nos Estados Unidos.

Irmão pequeno

Crédito: Divulgação

O Legacy 450 tem alcance de 4,63 mil quilômetros, mas será exibido em solo. (Foto: Divulgação)

Esta é uma fase movimentada para a Embraer. O Legacy 450, irmão menor do Legacy 500, está sendo apresentado pela primeira vez na Europa, durante a 15ª edição da feira de aviação executiva Ebace (European Business Aviation Convention and Exibition). A aeronave fica em exposição estática no Centro de Exibições Palexpro de Genebra, na Suiça, entre os dias 19 e 21 de maio. Seu preço de venda é de U$S 17 milhões.

O Legacy 45 estará em companhia da família. Durante o evento, a Embraer vai exibir, também de modo estático, todo o seu portfólio de produtos: Phenom 100E (da categoria entry-level), Phenom 300 (light), o Legacy 450 (mid-light), Legacy 500 (midsize), Legacy 650, (large) e o Lineage 1000E (ultra-large).

Leandro Quintanilha – leandroq@gmail.com

 

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.