IPCA
0,83 Abr.2024
Topo

Todos a Bordo

Companhia belga decora avião com <br>imagens do personagem Tintim

Todos a Bordo

27/03/2015 06h00

Crédito: Divulgação

O A320 levou 1,5 mil horas para ser decorado pelo artista Andre Eisele. (Foto: Divulgação)

Nem todas as notícias sobre o Airbus A320 foram tristes em março. Por coincidência, também neste mês, a companhia belga Brussels Airlines, em parceria com a Fundação Moulinsart, havia pintado e adesivado uma aeronave do mesmo modelo usado pela Germanwings – e que se acidentou nos alpes franceses na terça 24 – com o carismático personagem das histórias em quadrinhos Tintim, criado em 1929 pelo belga Hergé.

O projeto, assinado pelo artista Andre Eisele, levou meses para ser executado. Ele teve de adaptar a perspectiva dos desenhos à curvatura do avião, em um trabalho que levou cerca de 1,5 mil horas, realizado em segredo na cidade de Ostrava, na República Tcheca. Em uma lateral da aeronave, lê-se a frase em inglês "We fly you to the home of Tintin" ("Voamos com você ao lar de Tintim").

De acordo com os realizadores, a inciativa tem como objetivo "apresentar o melhor da Bélgica para o mundo". A Brussel Airlines já investiu em outros projetos do gênero, como o festival de música Tomorrowland e uma parceria com chefs famosos do país para servir seus pratos nos voos da companhia.

Crédito: Divulgação

Tintim ficará estampado no avião até 2019, quando fará 90 anos. (Foto: Divulgação)

O avião foi batizado como Rackham, porque foi decorado como o submarino do Professor Girassol, de Tintim – O Tesouro de Rackham, o Terrível. De acordo com os idealizadores, a decoração deve permanecer na aeronave por quatro anos. Ou seja, até 2019, ano em que Tintim fará 90 anos. Durante os voos com o avião decorado, são distribuídas cópias do gibi aos passageiros.

Fanny Rodwell, a viúva de Hergé, e seu atual marido, Nick Rodwell, diretor da Moulinsart, organização que detém os direitos de As Aventuras de Tintim, compareceram ao lançamento da decoração em Bruxelas, no dia 13 de março. O primeiro voo, até Toulouse-Blagnac, na França, durou 45 minutos.

Crédito: Divulgação

A decoração continua por dentro da aeronave e os passageiros ganham o gibi. (Foto: Divulgação)

 

Leandro Quintanilha (leandroq@gmail.com)

Sobre o blog

Todos a Bordo é o blog de aviação do UOL. Aqui você encontra notícias sobre aviões, helicópteros, viagens, passagens, companhias aéreas e curiosidades sobre a fascinante experiência de voar.